Foto: Drew Angerer/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Overdose de fentanil em Vancouver

Na última sexta-feira (16), a polícia da cidade de Vancouver, no Canadá, informou que nove pessoas morreram na noite de quinta por overdose de fentanil.

Fentanil é um opioide sintético 100 vezes mais potente que a heroína, usado como anestésico que tem se transformado em uma droga ilegal mortal e, em muitos casos, é consumido sem que o usuário saiba que está tomando.

Os serviços médicos da cidade estimam que milhares de pessoas consomem fentanil por dia em Vancouver. O chefe de polícia de Vancouver também afirmou que, só em novembro, trinta e cinco pessoas morreram na cidade em consequência de overdose de fentanil. Autoridades canadenses declararam que o fentanil está sendo vendido nas ruas das principais cidades do país como oxicodona, outro opioide que tem efeitos similares à heroína ou morfina e que, traficantes também estão utilizando fentanil para misturá-lo com outras drogas.

Segundo o prefeito da cidade de Vancouver, “Cerca de 1.300 pessoas estão jogando roleta russa com fentanil a cada dia” e acrescentou que os consumidores de drogas ilegais têm que esperar uma média de nove dias para ter acesso a um tratamento. Estatísticas da província de Colúmbia Britânica, onde se encontra Vancouver, indicam que a cada dia duas pessoas morrem por overdose e 62% dessas mortes está vinculada com fentanil.

O Ministério da Saúde de Colúmbia Britânica afirmou que este mês já gastou US$ 32 milhões em medidas para responder à crise de consumo de fentanil.

Fonte: Agencia EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

47 − = 41

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>