ASTOXILATIN

Portaria nº 1109 – Segurança a trabalhadores de postos de combustíveis

A Portaria nº 1109, publicada no dia 22 de setembro de 2016 no Diário Oficial da União, alterou a Norma Regulamentadora – NR nº 9, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, para garantir condições de segurança nas atividades em postos de combustíveis.

O anexo tem 14 itens que traçam as medidas de segurança e definem os prazos para implantação da norma, que visa reduzir o risco de acidente e contaminação pelo benzeno, sendo eles:

Uniformes devem ser Lavados e Separados

Proteção Respiratória de Face Inteira 

Frentista não Precisa de Máscara, mas vai usar Luvas

Chupeta com Mangueira nunca mais 

Abastecimento Só até o Automático

Protetor de Respingo 

Flanela e Panos estão Proibidos

Tolhas de Papel Absorvente

Controle Médico de Saúde

Capacitação dos Fornecedores e Terceirizados

Capacitação dos Colaboradores

Bicos Automáticos

Bombona Certificada Continua Obrigatória 

Área Exclusiva para Amostras

Qualidade do Ar

Sistema de Recuperação de Vapores

Sinalização referente ao Benzeno  Os Postos Revendedores devem manter sinalização, em local visível, na altura das bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno, indicando os riscos dessa substância, nas dimensões de 20 x 14 cm com os dizeres: “A GASOLINA CONTÉM BENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA. RISCO À SAÚDE.” (Artigo 13.1). A medida visa conscientizar o trabalhador e a sociedade sobre os riscos de contaminação pelo benzeno contido na gasolina.

 Implementação Gradativa – A implementação do anexo II da NR 9 será gradativa de acordo com a classificação de cada item. Algumas regras já estão em vigor e deverão ser implantadas ainda neste ano. Em setembro de 2017, a Comissão Nacional Permanente do Benzeno se reunirá para avaliar a implantação das novas medidas.

Uma ação já iniciada pelo ASTOXILATIN contribuí para a educação da população através de folders e sacolinhas de lixo. Essa iniciativa foi lançada durante o III Workshop em Toxicologia e continua ao longo deste ano. Faça também a sua parte, abasteça até o automático!

Fonte:

http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/ORGAOS/MTE/Portaria/P1109_16.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

+ 49 = 58

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>